Aposentadoria por idade ou invalidez: Qual é melhor?
Ainda não sabe qual escolher entre aposentadoria por idade ou invalidez? Então, confira tudo o que precisa saber sobre cada uma delas!
Quando chega a hora de se aposentar, muitos ficam em dúvida sobre qual solicitar: aposentadoria por idade ou invalidez. Cada uma tem seus benefícios e características específicas, e a decisão pode impactar diretamente sua qualidade de vida. Então, para ajudar no processo de escolher entre a aposentadoria por idade ou invalidez, trouxemos algumas dicas!
O que é a aposentadoria por idade?
A aposentadoria por idade é uma modalidade de aposentadoria em que o principal critério para solicitar o benefício é a idade do trabalhador.
O valor da aposentadoria por idade é calculado com base na média salarial de todas as contribuições feitas ao INSS ao longo da vida profissional do trabalhador.
Dessa forma, o cálculo pode resultar em um benefício que varia entre 60% a 100% dessa média, dependendo do tempo de contribuição. Lembre-se de que quanto mais tempo o trabalhador contribuiu, maior será o valor da aposentadoria.
Quem pode solicitar aposentadoria por idade
A princípio, para essa solicitação, os beneficiários precisam cumprir com alguns critérios de idade, além de tempo de contribuição.
Atualmente, a idade mínima para requerer esse tipo de aposentadoria é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, conforme as regras vigentes após a reforma da Previdência.
Além disso, é necessário ter contribuído por pelo menos 15 anos para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o que é conhecido como carência.
Cumprindo com todos esses requisitos, você pode ter a chance de iniciar o processo de solicitação dessa modalidade de aposentadoria.
O que é a aposentadoria por invalidez?
Já a aposentadoria por invalidez é voltada aos trabalhadores que, por motivos de saúde, estão permanentemente incapacitados de exercer suas funções ou de se reabilitarem para outra atividade.
Além disso, o valor desse tipo de aposentadoria é calculado com base na média dos salários de contribuição e corresponde a 100% dessa média, o que pode ser uma vantagem em relação à aposentadoria por idade, que geralmente paga menos.
No entanto, o valor do benefício pode ser reduzido se for constatado que a incapacidade foi causada por situações como atos de imprudência ou uso de substâncias tóxicas.
Critérios para solicitar a aposentadoria por invalidez
Ao contrário da aposentadoria por idade, essa modalidade não depende da idade do trabalhador, mas sim da condição de saúde, que deve ser comprovada por meio de exames médicos realizados pelo INSS.
Para ter direito à aposentadoria por invalidez, é necessário ter contribuído ao INSS por, no mínimo, 12 meses, salvo em casos de acidentes de trabalho ou doenças consideradas graves, como câncer, AIDS ou cardiopatia severa, que dispensam esse tempo mínimo de contribuição.
Aposentadoria por idade ou invalidez: como solicitar?
Se você está pensando em se aposentar, seja por idade ou por invalidez, é importante saber que o processo pode ser feito de forma prática pelo portal do INSS.
Para facilitar, vamos mostrar um passo a passo detalhado de como você pode solicitar a sua aposentadoria sem complicações.
- O primeiro passo é acessar o portal Meu INSS;
- Em seguida, basta fazer login com sua conta Gov.br ou criar uma, caso não tenha;
- Depois de fazer o login, no menu principal, clique em “Pedir Aposentadoria”;
- Então, escolha a opção “Aposentadoria por Idade” ou “Aposentadoria por Invalidez”;
- Após escolher o tipo de aposentadoria, o portal exibirá um formulário que você deve preencher com seus dados pessoais;
- Envie a documentação conforme solicitada pela aposentadoria escolhida;
- Após concluir o envio, o INSS dará início à análise do seu pedido. Você pode acompanhar o andamento pela área de “Agendamentos/Solicitações” para verificar o status.
Atenção! Se você está solicitando a aposentadoria por invalidez, o INSS agendará uma perícia médica para avaliar a sua condição de saúde;
A perícia é obrigatória para confirmar a incapacidade permanente para o trabalho. Lembrando de que no portal Meu INSS, você poderá ver a data, hora e local da perícia.