Cartão magnético do INSS: como obter e usar para empréstimo consignado
Saiba como solicitar e usar o cartão magnético do INSS para receber seus benefícios financeiros da Previdência Social. Confira os detalhes!
Atualmente, é comum que aposentados e pensionistas da Previdência Social não possuam conta em bancos ou instituições financeiras. Então, para receberem seus benefícios, o cartão magnético do INSS é a solução. Mas como conseguir esse cartão magnético do INSS? Acompanhe a seguir para descobrir!
O que é o cartão magnético do INSS?
O cartão magnético do INSS é um instrumento fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social para beneficiários que não possuem conta bancária.
Com esse cartão, aposentados e pensionistas podem realizar uma variedade de operações financeiras, como:
- Receber seus pagamentos de benefícios diretamente nos caixas eletrônicos do banco;
- Realizar saques;
- Consultar saldos e extratos;
- Entre outros.
Além disso, o cartão pode ser utilizado para compras em estabelecimentos comerciais que aceitem a bandeira do cartão.
O objetivo do cartão é justamente proporcionar maior praticidade e segurança ao acessar os benefícios do INSS, sem ter a necessidade de precisar ir até à agência.
Como ter o cartão magnético do INSS?
A princípio, essa opção de cartão é um direito dos beneficiários do INSS, que pode ser emitido diretamente pela instituição financeira citada na carta de concessão do benefício ou diretamente pelo INSS.
Saiba que existem duas maneiras de você ter seu cartão, a primeira é por meio do Portal do INSS é a opção mais prática e simples de obter seu cartão, porque você não precisa sair nem da sua casa.
Já é segunda, é no momento da solicitação do seu benefício previdenciário. Primeiramente, você precisa informar que deseja o pagamento via cartão magnético.
Então, após a aprovação do benefício, o cartão deve ser entregue em sua residência dentro de um prazo de até 30 dias.
Como o cartão é enviado?
O cartão magnético é enviado pelos Correios para o endereço residencial do beneficiário. Os Correios têm um prazo estabelecido de até 30 dias para a entrega do cartão magnético do INSS após a concessão do benefício.
Além disso, vale ressaltar que esse prazo garante que o cartão chegue ao endereço residencial do beneficiário de forma segura e dentro de um período definido.
Uso do cartão magnético do INSS
Ele funciona como um cartão de saque, permitindo retirar seu benefício em caixas eletrônicos ou na agência. Após a emissão, é necessário desbloqueá-lo pessoalmente na agência indicada na carta de concessão.
Geralmente, o primeiro pagamento ocorre em até 45 dias, após o qual o cartão estará disponível para usar com aposentadoria, pensão ou auxílio do INSS.
A emissão do cartão é gratuita e a instituição financeira oferece um pacote básico com saques e consultas limitadas.
Se você já é cliente do banco indicado ou de outro, pode optar por um pacote mais completo e adicionar a função débito. Além disso, caso tenha conta em outro banco, será preciso solicitar a transferência do pagamento para essa instituição.
Como funciona o empréstimo consignado para quem usa cartão magnético do INSS?
A princípio, o empréstimo consignado é um crédito para quem tem renda estável, como servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, com parcelas descontadas diretamente do benefício.
Com o empréstimo consignado, há um limite de juros e de quanto do benefício pode ser comprometido, garantindo que o orçamento não fique sobrecarregado.
Se você recebe pelo cartão magnético, deve informar a conta durante a contratação. Geralmente, o valor do empréstimo é liberado em 3 a 5 dias úteis, podendo ser mais rápido em alguns casos.