Como se cadastrar em sites de vagas de emprego

Quer saber como se cadastrar em sites de vagas de emprego de forma simples? Vem conferir dicas que vão te ajudar em todo processo!

Se você está em busca de oportunidades de trabalho pela internet, saiba que um dos primeiros passos é aprender se cadastrar em sites de vagas de emprego. Mas afinal, como fazer isso? Para te ajudar nesse processo, trouxemos algumas dicas que vão auxiliar no cadastrado.

Veja como se cadastrar em sites de emprego (Imagem: Divulgação/Google Imagens)

Quais são os principais sites de emprego?

Atualmente, você pode encontrar uma variedade de plataformas de emprego, que possuem parcerias com diversas empresas e divulgam suas vagas de emprego.

Por meio delas, é possível verificar informações das oportunidades e também enviar seu currículo para candidatura, sem precisar sair de casa.

Mas afinal, quais são os sites de emprego para se cadastrar? Para saber, basta conferir  uma lista com algumas das plataformas mais conhecidas no Brasil e no mundo para encontrar vagas.

  • Indeed: agrega vagas de diversos sites e permite a candidatura diretamente pela plataforma;
  • InfoJobs: popular no Brasil, com diversas opções de filtros para vagas;
  • Catho: oferece um período gratuito de teste e uma grande variedade de empregos;
  • Vagas.com: totalmente gratuito para candidatos, com uma interface simples e eficiente;
  • Glassdoor: além de vagas, fornece avaliações sobre empresas, salários e ambiente de trabalho;
  • Empregos.com.br: focado no público brasileiro, com funcionalidades básicas e eficientes, o site oferece diversas vagas de emprego;
  • LinkedIn: é uma rede social focada em conexões profissionais, com milhares de vagas disponíveis.

Todos os sites citados acima são 100% gratuitos, você não precisa pagar para se cadastrar ou enviar seu currículo para a vaga de trabalho desejada. Lembrando que as plataformas funcionam como um intermediário entre o candidato e a empresa que busca por novos talentos.

Por fim, esses sites são ideais para quem busca desde o primeiro emprego até oportunidades mais avançadas na carreira.

Como se cadastrar nos sites de emprego?

Embora os sites possuam o mesmo objetivo, o processo de cadastro se diferencia de um para outro, porém, nem tanto. Existem algumas características que se assemelham a outras, facilitando todo o cadastramento dos candidatos.

A princípio, o processo de cadastro costuma ser simples e rápido. Reunimos as principais etapas para se cadastrar, considerando os principais sites. Confira o passo a passo a seguir! 

Escolha o site

Pesquise qual plataforma atende melhor às suas necessidades, considerando área de atuação, região e tipo de vaga.

Crie uma conta

Geralmente, é necessário fornecer um e-mail válido e criar uma senha. Algumas plataformas também permitem login por redes sociais, como o Google ou Facebook.

Preencha seu perfil

Informe dados pessoais, como nome, telefone e endereço. Em alguns casos, incluir uma foto profissional pode ajudar.

Insira sua experiência

Detalhe seus empregos anteriores, formação acadêmica e habilidades. Seja objetivo, mas destaque conquistas relevantes.

Faça upload do currículo

Tenha um currículo atualizado em PDF para anexar. Alguns sites permitem criar um currículo diretamente na plataforma.

Ative notificações

Para receber notificações sobre as oportunidades, quando são disponibilizadas, você precisa configurar a opção alertas de vagas no seu e-mail para não perder oportunidades.

Busque e aplique

Use filtros, como área, cargo e localidade, para encontrar vagas adequadas. Clique em “candidatar-se” e siga as instruções do site.

Seguindo essas etapas, você estará preparado para competir por excelentes oportunidades no mercado de trabalho!

Agora que você já sabe como se cadastrar e quais sites acessar, que tal começar hoje mesmo? Quanto antes você se organizar, mais perto estará de conquistar o emprego dos seus sonhos! 

Juliana Raquek
Escrito por

Juliana Raquek

Carregando, por favor, aguarde!