Veja como se cadastrar no Brasil Sorridente
Quer saber como se cadastrar no Brasil Sorridente para ter acesso a um dentista de graça? Então, confira aqui o passo a passo!
Como você já sabe, muita gente deixa de ir ao dentista porque é caro demais. Isso faz com que pequenos problemas nos dentes fiquem grandes porque não tem dinheiro para tratar.
O programa Brasil Sorridente surge como uma solução eficaz para esse problema. Ele oferece tratamentos odontológicos gratuitos, garantindo desde a limpeza básica até procedimentos mais complexos como restaurações e próteses.
Quer saber como fazer para ter esses tratamentos de graça? A seguir, vamos detalhar como você pode se cadastrar para ter a chance de começar a receber os cuidados dentários gratuitos.
Quem pode se beneficiar do Brasil Sorridente?
Muitas vezes, os programas governamentais não estão disponíveis para toda a população, mas apenas para alguns grupos.
A boa notícia é que este não é o caso do Brasil Sorridente. Afinal, todos os cidadãos brasileiros têm direito aos serviços do programa, especialmente aqueles que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sendo assim, qualquer pessoa que deseje utilizar os serviços e marcar uma consulta com um dentista poderá fazer isso.
Passo a passo de como se cadastrar no Brasil Sorridente
O Brasil Sorridente é um programa do Governo Federal que visa garantir acesso gratuito a tratamentos odontológicos para a população.
Com uma ampla rede de atendimento e diversas ações de prevenção e tratamento, o programa tem mudado a vida de milhões de brasileiros, oferecendo desde cuidados básicos até procedimentos mais complexos.
Quer saber como se cadastrar no programa e ter acesso a um dentista de graça? Então, confira abaixo o passo a passo completo!
1. Procure a unidade de tratamento mais próxima da sua casa
A primeira etapa para se cadastrar no Brasil Sorridente é encontrar uma unidade de saúde em sua região.
Essas unidades são responsáveis por prestar cuidados básicos de saúde e algumas delas incluem o atendimento odontológico.
Portanto, você pode ligar ou ir presencialmente até a unidade mais próxima da sua casa para verificar se ela possui um dentista, ou ainda, perguntar em quais unidades da sua cidade este profissional está presente.
Além disso, outra forma de se informar sobre o assunto é utilizar o aplicativo Meu SUS Digital, que está disponível tanto para dispositivos Android, quanto iOS.
Depois de baixar o app, basta criar uma conta, informando alguns dados básicos. Em seguida, faça login e clique em “Rede de Saúde”.
Você então poderá verificar os serviços que são oferecidos pelo SUS na sua região. O próximo passo é clicar em “Saúde Bucal” para conferir a lista de endereços das unidades de saúde que oferecem atendimento odontológico.
2. Vá até a unidade de saúde
Uma vez que você souber onde pode encontrar atendimento odontológico próximo da sua casa, é preciso ir até a unidade de saúde.
Isso é necessário porque para utilizar os serviços do Brasil Sorridente, o cadastro deve ser realizado de forma presencial.
Nesse primeiro momento, não é preciso marcar uma data, apenas comparecer na unidade com seus documentos e informar que deseja ter acesso ao dentista.
Os documentos necessários são RG ou outro documento de identificação oficial com foto, CPF, comprovante de residência, Cartão do Sistema Único de Saúde e, no caso de crianças e adolescentes, carteira de vacinação.
3. Agende uma consulta
Ao finalizar o seu cadastro, como foi descrito acima, você já poderá agendar uma consulta odontológica.
Nesta primeira consulta, a equipe de saúde bucal realizará uma avaliação inicial para definir quais são os tratamentos necessários.
Depois, o tratamento poderá ser realizado nesta mesma unidade. Porém, em alguns casos específicos, é possível que você precise ir até um centro especializado para o tratamento necessário.