Veja como se cadastrar para receber o Auxílio Gás

Quer saber como fazer seu cadastro para receber o Auxílio Gás? Então, confira aqui o passo a passo e muito mais!

Agora, você já sabe que o Auxílio Gás pode te ajudar com até R$ 102 a cada dois meses para a compra do gás de cozinha. Então, é hora de descobrir quem pode recebê-lo e como se cadastrar no programa.

No entanto, o que muita gente não sabe é que para ter acesso a este benefício é preciso realizar um cadastro no CadÚnico. Então, se você ainda não fez isso, saiba que isso será necessário!

O Auxílio Gás pode ajudar a aliviar a pressão financeira causada pelo aumento dos preços do gás de cozinha. E para te ajudar, escrevemos este artigo completo que te ensina a se inscrever no programa. Confira!

Quem pode receber o auxílio?

O Auxílio Gás é uma ajuda financeira importante para muitas famílias brasileiras que lutam para pagar o gás de cozinha e poder se alimentar de forma adequada.

Mas antes de tudo, é essencial entender quem tem direito a ele, já que assim como outros programas governamentais, ele possui alguns requisitos para a participação. Sendo assim, ele é destinado às famílias:

  • Inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo;
  • Que possuam em sua composição membros que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Beneficiadas pelo programa Bolsa Família;
  • Com mulheres vítimas de violência doméstica.
Como se cadastrar no Auxílio Gás (Imagem: Reprodução/RBS TV)

Critérios de prioridade para o recebimento

Outro ponto importante é que existe um limite de orçamento para o programa. Além disso, o recebimento do benefício pode variar conforme o número de famílias que já foram atendidas em sua cidade, em comparação com a estimativa de famílias em situação de vulnerabilidade na região.

Por estas razões, existem alguns critérios que estabelecem quais famílias possuem prioridade em receber o auxílio, como, por exemplo, as famílias:

  • Que possuem registro do CadÚnico atualizado nos últimos vinte e quatro meses;
  • Com menor renda per capita;
  • Com maior número de membros na família;
  • E que recebam Bolsa Família.

Como se cadastrar para receber o Auxílio Gás

Se você ficou interessado em ter acesso a este benefício, saiba que não é necessário fazer um cadastro para recebê-lo.

O Auxílio Gás, diferentemente de outros programas do governo, leva em consideração a base de dados do Cadastro Único (CadÚnico) para decidir quem tem direito ao benefício.

Além disso, a escolha das pessoas que irão recebê-lo pode mudar a cada dois meses. Isso quer dizer que mesmo quem não recebeu a última parcela, pode ter a chance de recebê-la no pagamento seguinte.

Sendo assim, para receber o benefício, você precisa apenas fazer o cadastro no CadÚnico, se ainda não tiver feito. Porém, vale ressaltar que isso não garante o direito ao Auxílio Gás.

Como saber se você foi contemplado?

Se você já tem o cadastro no CadÚnico e cumpre com os requisitos estabelecidos pelo programa, é possível consultar se o benefício está disponível para você de diversas formas, como, pelo:

  • Aplicativo Bolsa Família;
  • Aplicativo Caixa Tem;
  • Atendimento CAIXA pelo telefone 111.

Como receber o Auxílio Gás?

O pagamento do Auxílio Gás é de R$ 102 a cada dois meses e ocorre nas mesmas datas do pagamento do Bolsa Família. Na verdade, quem recebe o Bolsa Família irá receber o pagamento do Auxílio Gás na mesma conta.

Segundo as informações da Caixa Econômica Federal, você pode receber o auxílio de 3 formas, sendo elas:

  • Conta Poupança Social Digital;
  • Conta Poupança CAIXA Fácil;
  • Ou Plataforma Social, sendo possível o saque com cartão social.

Agora que você já sabe tudo isso, é só conferir se o Auxílio Gás está disponível para você e aguardar o recebimento do benefício.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas

Carregando, por favor, aguarde!