Aditamento FIES: Como e Quando Fazer AQUI

Aqueles que participam do programa do FIES, devem fazer o Aditamento FIES. Fazer essa prestação de contas para o programa, é importante para que você não perca a sua bolsa de estudos. Veja a seguir mais detalhes sobre o Aditamento FIES, você não pode deixá-lo de lado!

Aditamento FIES
Aditamento FIES

Conheça o FIES

Antes de explicarmos sobre o Aditamento FIES, vamos deixar claro aqui, para aqueles que não conhecem, o que é o FIES. O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, criado pelo Governo Federal, para os estudos de graduações de milhares de alunos.

Aqueles que se inscrevem no programa, recebem bolsas de financiamento. O aluno começa a pagar por esse financiamento, após a conclusão dos seus estudos.

Essa foi a maneira do governo ajudar milhares de jovens, a conseguirem se formar e terem a sua própria profissão, com todos os estudos financiados.

Aditamento FIES

Requisitos FIES

Aqueles que se interessaram pelo programa, devem saber que para participar do FIES, é preciso estar dentro dos seguintes requisitos:

  • Ter feito a prova do ENEM, a partir do ano de 2010;
  • No ENEM, o interessado deve ter obtido no mínimo 450 pontos e não pode ter zerado a redação ENEM;

Também de acordo com a modalidade do FIES, será necessário ter:

  • FIES: É necessário ter renda familiar até 2,5 salários mínimos;
  • P-FIES: É necessário ter renda familiar de 3 até 5 salários mínimos.

Inscrições  FIES

As inscrições para participar do programa, são feitas através do site do programa. Todo o processo é feito de forma online.

Acesse o site por aqui mesmo e faça a sua inscrição.


Como fazer Aditamento FIES

Agora que você conheceu o programa, e já fez a sua inscrição, é importante saber que todos os jovens participantes do programa, devem fazer o Aditamento FIES.

✓ Mantenha-se atualizado quanto as inscrições ENEM

O que é o Aditamento do FIES? Trata-se de uma renovação da sua participação no financiamento. Caso, você não faça essa renovação, o seu financiamento será cancelado. O interessante, é que você terá duas maneiras de fazer a sua renovação, veja a seguir como fazer o seu aditamento:

Aditamento simplificado

A primeira maneira é através do aditamento simplificado. Essa é a maneira mais utilizada pelos participantes do programa, porque ele é feito de forma rápida e sem alterações.

Nesse caso, você terá que ir pessoalmente ao CPSA dentro do prazo para aditamento. No local, é só fazer o pedido de renovação. Recebendo a confirmação por e-mail, é só seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site do SisFIES, clicando aqui;
  • Faça login;
  • Selecione a opção de segurança e prossiga;
  • Confira o aditamento e cheque as suas informações;
  • Confirme sua renovação.

Agora, é só imprimir o documento atualizado e levá-lo ao CPSA de sua faculdade.

Aditamento não simplificado

O aditamento não simplificado do FIES, é para aqueles que precisam fazer mudanças em seu contrato. Mudanças como fiador, valores e prazos.

Vá até a CPSA de sua faculdade com todos os documentos necessários, e com a mudança que gostaria de fazer. A partir disso, você vai receber novas vias de seu contrato, já com as mudanças.

✓ Saiba como funciona a nota de corte SISU

Com essas vias vá até seu agente financeiro, caso precise, com o seu fiador junto. Depois retorne ao CPSA para trazer essas novas vias assinadas.

Quando fazer o Aditamento FIES

Normalmente o período para a renovação do FIES, acontece no mesmo período de renovação de sua faculdade. 
Por exemplo, para o aditamento simples, o prazo é de 20 dias após a solicitação do aluno. No aditamento não simplificado, o prazo é de 10 dias após a data da solicitação.

Comece a fazer o quanto antes!

Quando fazer o Aditamento FIES

Vamos atualizar as informações aqui no post sobre o Aditamento do FIES, sempre que for necessário. Não perca!